terça-feira, 5 de julho de 2011

Como se dá o Processo

        A propaganda tem um grande papel na formação de desejos e idealizações do público que almeja afetar. Para que isso ocorra, são utilizadas as mais diversificadas maneiras e meios estratégicos, de estética e da própria linguagem publicitária.
A publicidade visa muito mais do que uma simples estratégia de venda. Ela pretende alcançar uma relação mais próxima com o contexto social, econômico e social no qual está inserido. Para atrair os consumidores, procura afetar sentimentos e emoções dos usuários.
Entrevistamos proprietários de bares patrocinados pela Heineken e Skol, no bairro São Mateus, em Juiz de Fora.
  • -  Podemos perceber que o comerciante que tem publicidade da Heineken diz que conseguiu o patrocínio devido ao seu volume de vendas.
  •  - Já o dono patrocinado pela Skol geralmente diz que a marca o procurou, porque necessitava divulgar sua marca no local onde esta situado, uma vez que é muito movimentado.
Detectamos um grande número de bares, dentre esses se percebe uma maior quantidade de patrocínio da Skol. Na rua Morais e Castro encontramos oito bares, sendo que cinco são patrocinados pela Skol. São eles: Observatório Bar, Krismara Bar, Contemporâneo Pub, Skinão Bar e o Bar do Zezinho. Isso acaba comprovando a grande representatividade da AmBev no mercado brasileiro.



O patrocino se dá mediante uma negociação, entre representantes das cervejas e os proprietários dos bares. A Skol, por exemplo, entra em contato com o proprietário e lhe oferece certos incentivos. O comerciante recebe uma porcentagem de lucro no número de produtos vendidos, mas também incentivos em mercadoria como: mesas, placas, a fachada, letreiro, freezer, reforma do estabelecimento, modificação na estrutura e na personalização do bar de acordo com a cerveja. Em troca de tais incentivos pede-se aos locais patrocinados certas exclusividades, ou seja, que sejam comercializadas apenas as marcas da sua empresa.
       Entre nossos resultados, um que chamou a atenção foi do proprietário do Contemporâneo Pub, Rafael Nunes, dizer que apesar de sua fachada ser padronizada com uma placa da Skol, a cerveja mais consumida no bar é a Brahma. Algo mais que natural, mas que nos leva a pensar as individualidades de cada região. Há um processo de regionalização, ou seja, cada lugar tem uma marca de cerveja preferida, os consumidores de certa região optam por determinada cerveja ao invés de outra.
       No caso de Juiz de Fora há uma preferência pela Brahma, embora nacionalmente a Skol seja a mais vendida. Outro fator que influencia nessa regionalização é a idade do público que freqüenta o bar. As diferentes faixas etárias, com diferentes hábitos, geralmente preferem cervejas diferentes.

3 comentários:

  1. Tenho 1 pizzaria pre assada a 3 e 4 meses, ao lado quero fazer uma de pizzas assadas, porem com outro cnpj, para diminuir impostos. preciso de mesas e cadeiras. e dou exlusividade na venda de cervejas e shoop. fica em ribeirão preto na av> henri nestle, 1560.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um restaurante e quero fazer um bar

    ResponderExcluir
  3. tenho um bar vendo muito cervejas ,mas infelizmente tenho alguns problemas com a comodidades preciso muim too mesmo de ajuda com mesas cadeiras e todos,meu bar tem uma ótima o localização e o ponto excelente . minha localização coronel fabriciano mg avenida presidente tancredo de almeida neves 2325 vila bom jesus

    ResponderExcluir