terça-feira, 5 de julho de 2011

Aperitivo

Aqui neste blog, vamos falar um pouco sobre a propaganda das cervejas incorporadas na estrutura do bar. Os pontos sobre os quais vamos discorrer nos levam a uma reflexão sobre essa nova tradição que a indústria do consumo de propaganda massiva nos trouxe, nos últimos tempos.
O novo Bar: O outdoor popular da Indústria do Consumo. Pensando melhor sobre esse título, podemos ter uma maior compreensão do nosso objeto de estudo. "O novo bar" nos remete à nova realidade do bar brasileiro. Uma modificação em sua tradição, que em geral transforma sua individualidade para servir à propaganda. "Outdoor popular" se refere ao bar como objeto de divulgação da marca de cerveja. Sua fachada, sua placa, objetos, passam a ser patrocinados por uma marca de cerveja, uma forma dessa indústria marcar presença em todo o lugar, seja do mais simples até o mais requintado dos locais. Ao invés dos grandes outdoors publicitários, as indústrias utilizam o bar como um painel de propaganda, um modo bem mais popular de atingir as pessoas. Por fim, a "Indústria do Consumo", que neste caso são as indústrias de cerveja. O consumo de cerveja há muito tempo é marca constante em nossa sociedade e essas indústrias cada vez mais vão se tornando poderosas no mercado mundial.
Repetir uma marca de cerveja em diversas fachadas dos mais diversos bares é sem dúvida uma forma de induzir o consumo e modificar o conceito de individualidade referente à tradição de um bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário